Redes sociais impulsionam pequenos negócios

Julia S.
3 min readJan 16, 2020

--

Comércios da pequena cidade de Santo Antônio do Descoberto apostam na divulgação de seus produtos e serviços nas redes sociais

Por: Júlia da Silva (Texto feito em laboratório de prática de jornalismo, no Centro Universitário IESB — 600 palavras)

O empreendedorismo é o caminho para muitos na cidade de Santo Antônio do Descoberto. O centro da pequena cidade do Goiás é feito de comércios, muitas vezes familiares, que têm ganhado visibilidade graças ao uso das redes sociais. Segundo a pesquisa “Transformação digital nas MPE”, realizada pela Sebrae, 72% das pequenas empresas usam plataformas como Whatsapp, Instagram e Facebook para divulgação.

O contato com esse tipo de trabalho atraem principalmente os jovens de Santo Antônio já que a cidade é pequena (cerca de 73.636 de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

As redes sociais se tornam para eles o primeiro passo para empreender, e isso por si só já uma inovação pois não é mais necessário ter um espaço físico para se considerar um empreendedor.

Foi o caso de Paulo Pinheiro, 24 anos e sua esposa e sócia, Larissa Silva de 19. Os dois começaram com um perfil no Instagram e com o tempo e os ganhos financeiros necessários conseguiram abrir a 1ª loja física especializada em maquiagem na cidade.

Com o sucesso do perfil na rede social, o casal inova com atendimento diferenciado e divertido, trazendo os memes e brincadeiras das redes sociais para a vida real.

A loja “Miga sua loka” mantém uma relação de amizade com as clientes que podem aparecer nos stories do Instagram da loja ao postarem os produtos que adquirem lá e marcarem o perfil: @lojamigalokaoficial nas fotos. “A gente quer que os clientes sejam reconhecidos e não só comprem e vão embora, e conseguimos isso com o perfil no Instagram”, explica Paulo.

Além da possibilidade de aparecer no perfil da loja, há muitos outros pequenos detalhes que vão desde a decoração ao atendimento que os donos consideram que é o diferencial da loja em relação aos outros comércios da cidade. “As clientes se sentem parte de algo maior, possuímos uma identidade, temos o nome, a cor, memes próprios, damos dicas de maquiagem e tudo é feito para uma relação pessoal.” Paulo e Larissa afirmam também que a loja não seria a mesma sem o Instagram e que faz toda a diferença no lucro.

Outros cenários

A popularidade do estilo de vida fitness transformou as academias em negócios rentáveis, mas os empreendedores sentem a necessidade de ser o diferencial entre tantas opções. Everton Nonato de 24 anos abriu, juntamente com sócios, a primeira academia de crossfit em Santo Antônio, algo que foi inovador e atraente para a cidade.

As redes sociais ajudaram na divulgação e na construção da identidade do local. “Todos pensam em verde e preto quando ouvem o nome da academia, nas festas que fazemos ou no nosso famoso desafio dos 30 dias, essas coisas grudam na cabeça das pessoas devido às redes sociais e isso é bom”, diz Everton sobre os aspectos marcantes da sua empresa: a Three Fit Club, ou apenas 3FC. “Postamos as fotos dos alunos, um antes e depois do treinamento, é importante eles se sentirem reconhecidos e também servirem de inspiração para outros.”

Everton além de sócio é também professor na academia e ele diz que fazer os clientes se sentirem parte de algo maior é o verdadeiro propósito. A hashtag #VemSer3FC é propagada pelos alunos, como se a hashtag fosse o vínculo entre eles, como se fossem uma família, mesmo sem necessariamente se conhecerem. “Alcançamos um grande público com isso, pessoas que não seriam alcançadas diretamente, sem dúvidas as redes sociais nos ajudam nesse quesito.”, finaliza o professor.

O bar Rest fica exatamente ao lado da 3FC e também foi uma ideia dos sócios. Everton diz que o bar é uma extensão da proposta da academia: “Depois de malhar, as pessoas podem ir lá descansar, ou fora dos horários de treinos, transmitimos os jogos e lutas na TV e os alunos podem se encontrar para assistir.” explica Everton.

Alunos da 3FC juntamente com professores

--

--

Julia S.

Comunicadora (nome chique pra Faladeira). Sou formada em jornalismo e aqui falo sobre escrita, leitura, marketing e outras descobertas aleatórias 🔎