Por que estou completamente encantada pelo livro “Ideias que Colam”

Julia S.
3 min readApr 2, 2022

--

Ideias que Colam é um livro escrito pelos irmãos Chip Heath e Dan Heath.

Estudos de longa data buscando compreender o cerne de acontecimentos inesquecíveis deram origem ao anagrama SUCESSO.

São os 6 princípios das ideias que dão certo, aqui vai uma breve explicação:

📌 Simplicidade é sobre a essência das ideias. Não é o mesmo que ser minimalista ou “menos é mais”. Mas é como descobrir e transmitir a única essência de uma ideia, e nada mais.

📌 Surpresa é sobre como atrair e manter a atenção das pessoas. Esse capítulo é precioso, por que atenção é a moeda desses novos tempos.

📌 Concretude é sobre como transmitir uma ideia de uma forma que realmente fixe na cabeça das pessoas. AMEI esse capítulo porque adoro o conceito de transformar complexidade em ideias concretas e fáceis de entender e esse capítulo ensina isso com maestria.

📌 Credibilidade é sobre como levar as pessoas a acreditarem na sua ideia. Outro capítulo sensacional! Vai completamente contra a maré do que a internet ensina sobre credibilidade e autoridade.

📌 Sentimentos é sobre como levar as pessoas a se importarem com suas ideias a ponto de sentirem algo por ela.

E por fim:

📌Relatos é sobre como fazer as pessoas agirem de acordo e/ou movidos pela sua ideia.

Os autores recomendam que isso seja um checklist. Ou seja, antes de por a boca no trombone, conferir se a ideia é Simples, Surpreendente, Concreta, Crível, Sentimental (no sentido de despertar sentimentos) e capaz de gerar ação, ou seja, Relatos. (Não precisa dar check em tudo, mas é uma forma que os autores encontraram de explicação prática dos princípios e eles dão muitos exemplos de como fazer do SUCESSO uma checklist aplicável).

O que me fez amar tanto (e consequentemente, por que recomendo a leitura):

  • Não é um livro que se auto declara na categoria de “Marketing”. É um tutorial de como qualquer pessoa pode fazer uma ideia colar. Tanto que a sinopse começa com:

Seja você CEO ou uma mãe em tempo integral, certamente tem ideias que precisa transmitir…

Ou seja, nada de linguagem rebuscada ou termos técnicos. Os capítulos são cheios de histórias (algumas bem malucas) que realmente “colaram” na cabeça das pessoas (e vão colar na sua também depois da leitura). E os autores são como guias explicando cada ponto que fez com que elas “grudassem” tanto.

A maioria das histórias são propagandas. Mas mesmo assim, não é um livro só para quem entende de marketing.

  • Melhor que muito curso. Sinto que minha necessidade de estudar produção de conteúdo caiu exponencialmente depois da leitura. O conceito do SUCESSO é um pilar gigantesco que com certeza sustenta o sucesso (literalmente) de um conteúdo.
  • Histórias reais = ensinamentos concretos. Como falei, os autores citam muitas histórias e explicam passo a passo do porquê que elas deram certo. O fato do livro se amparar em histórias faz com que, mesmo que eu não lembre das explicações com exatidão, eu lembro das histórias. E lembrando delas, eu consigo conectar o conceito geral do porquê ela colou.

Então os ensinamentos do livro fixam através de histórias e não exatamente das explicações, o que torna tudo bem mais fácil de lembrar.

  • Tirou muita neura da minha cabeça. Essa pressão de ser incrivelmente criativo e inovador é ótimo pra ansiedade das pessoas (me incluo nessa) que querem achar seu espaço monetizado na internet. O livro incentiva não que criemos ideias super geniais e mirabolantes, mas que olhemos com mais atenção para aquilo que já existe em nós e ao nosso redor e aplique o checklist do SUCESSO nelas.

Se você ficou com vontade de ler, corra na livraria mais próxima (ou só entra aí na Amazon mesmo). Depois da leitura você sente que entende melhor não só sobre o que cola, mas sobre nós mesmos e como somos na verdade, muito fáceis de agradar.

--

--

Julia S.

Comunicadora (nome chique pra Faladeira). Sou formada em jornalismo e aqui falo sobre escrita, leitura, marketing e outras descobertas aleatórias 🔎